Carnaval de verão: Dudu Nobre traz mestres brasileiros para aprimorar grupos mindelenses

O sambista Dudu Nobre encabeça uma caravana brasileira que chega no mês de Agosto à cidade do Mindelo para dar formação aos grupos de Carnaval de S. Vicente em diversas áreas e ainda participar no desfile de verão. O músico, que actuou este ano na Rua de Lisboa, traz consigo nomes sonantes do Carnaval do Brasil para ministrar oficinas a tocadores, rainhas de bateria, artistas plásticos e dirigentes. O projecto visa ensinar técnicas de batucada e do samba no pé, concepção e montagem de enredos, elaboração de indumentárias, composição de alas, como deve funcionar a comissão da frente dos grupos e atingir-se a harmonia.

O Mestre Casa Grande – o comandante “Casão” da bateria do grupo Unidos da Tijuca – será o responsável pelo curso de batucada, que irá debruçar-se sobre a cadência e a afinação dos instrumentos de percussão. Lucinha Nobre – irmã de Dudu Nobre e considerada uma das melhores porta-bandeiras  do Carnaval do Rio de Janeiro – vai mostrar o início da dança do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, a postura que devem ter e o posicionamento durante o desfile.

A parte relacionada com a Harmonia estará a cargo de  Ricardo Fernandes, que integra a comissão do Carnaval do grupo Unidos de Vila Isabel. Fernandes irá incidir sobre o posicionamento das alas, o canto e a coreografia. O desenvolvimento da Comissão da Frente dentro do enredo será mostrado por Patrick Carvalho – coreógrafo da Comissão da Vila Isabel -, enquanto Evelyn Bastos – Rainha da Bateria da Mangueira – vai ensinar o ritmo alucinante da passada: os trejeitos, a indumentária, a postura e os passos usados na avenida.

Conforme apurou Mindelinsite, a proposta já foi apresentada à Câmara Municipal de S. Vicente e discutida com os grupos carnavalescos, que estarão a recebe-la de braços abertos. Para António “Patxa” Duarte, presidente do Monte Sossego, esta é uma iniciativa “muito boa”, que surge numa altura em que o nível do Carnaval d’Soncent busca a excelência. “É uma oportunidade ímpar para se procurar níveis de qualidade e de profissionalismo e, acima de tudo, para que se passe a perceber em sua essência os fundamentos do casal Mestre-sala e Porta-bandeira, da Comissão da Frente, da Rainha da Bateria, dos passistas, dos enredos e muito mais”, comenta esse dirigente.

Segundo Fatinha do Rosário, a informação já começou a circular no seio dos grupos e está a gerar uma ansiedade muito positiva, principalmente entre as Rainhas da Bateria, que ficaram eufóricas com a novidade. “Vamos aprender com os melhores do Brasil e ninguém vai querer perder esta oportunidade. Esta formação prática vai ter um grande impacto na qualidade do trabalho dos grupos, não tenho dúvidas”, prognostica a vice-Presidente do Cruzeiros do Norte.

Para o maestro Edir Brito, é sempre bom receber ensinamentos dos outros. “Podemos aprender novas técnicas, mas é bom frisar que, se antes copiávamos a batucada do Brasil, hoje criamos o nosso próprio ritmo e devemos continuar a trilhar o nosso caminho”, salienta esse instrumentista.

Os workshops deverão acontecer de 4 a 10 de Agosto e o objectivo, conforme o projecto a que Mindelinsite teve acesso, é ajudar as escolas de samba de S. Vicente a alcançar a excelência nos desfiles. “Após o término das oficinas, vamos fazer um grande desfile englobando todos os grupos e uma bateria composta por ritmistas locais e do Rio de Janeiro. O desfile terá Dudu Nobre como Mestre de Cerimónia”, explica a nota, que avança ainda uma outra surpresa: o nome de uma conhecida actriz das telenovelas brasileiras, que irá actuar como Rainha da Bateria no sambódromo da cidade do Mindelo. O mistério será desvendado mais tarde por Mindelinsite, quando os trâmites contratuais estiverem assegurados.

Além de participar no Carnaval do Verão, Dudu Nobre vai actuar com a sua banda no festival da Baía das Gatas, que acontece de 11 a 13 de Agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here