Carnaval 2020: Samba Tropical apresenta enredo e música em gala aberta ao público

O enredo e a música oficial do Samba Tropical para o Carnaval 2020 serão revelados no dia 23 de Novembro, numa gala que terá como palco a pracinha do ex-Liceu Velho, no centro da cidade do Mindelo. O evento, que será aberto ao público, é já considerado por David Leite o mais simbólico na escala das actividades preparatórias do desfile do próximo ano. No entanto, a organização teve o cuidado de “esconder” quem serão a rainha da bateria e o casal porta-bandeira/mestre-sala para não esvaziar de uma tacada as principais novidades.

“O nosso enredo será mais uma vez fantástico. Trata-se de algo abrangente, que vai orgulhar os cabo-verdianos porque é muito ligado à nossa terra”, assegura o presidente da escola de samba, grupo que tem estado a trabalhar o show de 2020 desde Agosto. Segundo Daia Leite, a música é mais uma obra da dupla de compositores Anísio Rodrigues/Jotacê e já está pronta a ser apresentada à crítica do público e foliões do Samba. A mesma será interpretada ao vivo na gala pelo cantor Anísio Rodrigues. A gravação nos estúdios irá contar, entretanto, com as vozes de dois conceituados artistas cabo-verdianos, mas que só serão revelados mais tarde. É ainda possível que venham cantar esse samba na Rua de Lisboa no próximo mês de Fevereiro.

Depois de apontar os holofotes para a diva Cesária Évora, o Samba Tropical vai novamente homenagear uma figura cabo-verdiana ilustre, cujo nome também não foi divulgado. O certo é que o desfile que vai envolver 1200 figurantes, no máximo. Isto significa que o espectáculo do ano 2020 poderá contar com mais foliões, isto é, ultrapassar a bitola de 1000 pessoas estabelecida há alguns anos pelo grupo. Segundo Daia Leite, tudo isso está relacionado com o aumento de emigrantes e de pessoas residentes fundamentalmente na ilha de Santiago interessados em brilhar na Rua de Lisboa com o Samba Tropical.

“Estamos com uma afluência intensa de pessoas que já manifestaram interesse em brincar o Carnaval connosco. Vamos ter a maior representação de todos os tempos de amigos do Samba Tropical residentes em Santiago. A cada ano tem vindo mais foliões da cidade da Praia e o número vai aumentar exponencialmente no próximo Carnaval”, ilustra esse dirigente. Segundo Daia, esse fenómeno é fruto de um trabalho de formiga que a direcção vem fazendo na Capital do país. Inclusive, conta, o grupo realizou um evento na cidade da Praia no ano passado, que incluiu um pequeno desfile com a presença da rainha da bateria.

Recorde de foliões da emigração

É da diáspora, no entanto, que irá chegar a maior “caravana” de foliões. A quantidade de emigrantes provenientes da Holanda, França e Estados Unidos, mas também de Portugal, Angola e outros países, vai bater novo recorde em 2020. Da Holanda virá uma ala inteira, fruto de uma parceria entre o Samba Tropical e o grupo “Dez ilhas, um Coração”, que costuma trazer a Mindelo uma grande comitiva a cada dois anos.

Três semanas após a apresentação do enredo na cidade do Mindelo, mais precisamente no dia 14 de Dezembro, o Samba Tropical terá a honra de ser a principal atracção cultural da cerimónia de inauguração do hotel Robinson Club Cabo Verde, na ilha do Sal. A direcção decidiu, no entanto, envolver elementos de outros grupos de S. Vicente, num “gesto de cordialidade”. Deste modo, a caravana será reforçada com rainhas da bateria dos grupos oficiais do Carnaval do Mindelo, que irão sambar ao ritmo da batucada do Samba Tropical, liderada pelo mestre Cabol. O objectivo, segundo Daia Leite, é apresentar um espectáculo capaz de impressionar e levar os turistas a virem ver o Carnaval de 2020, em especial os alemães.

Kim-Zé Brito

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico muito feliz de fazer parte deste número para deixar sempre o meu contributo! Parabéns a todos os envolvidos nestes projectos que contribuem para desenvolver cada vez mais este país. Estarei com vocês mais uma vez! Bem haja.
    Marco Aquino.

  2. Vindos do Oriente e Monte Sossego já apresentaram.
    Samba Tropical será no dia 23 e Cruzeiros do Norte no dia 29.
    Ficamos ansiosos à espera do Estrelas do Mar e do Flores do Mindelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here