Despedida das férias escolares: Mais de 30 menores detidos e escoltados para a Esquadra do Mindelo

Mais de três dezenas de menores foram fiscalizados, detidos e escoltados à Esquadra do Mindelo na noite de Sábado, no quadro da operação “Verão Segura 2019” desencadeada pela Polícia Nacional, em São Vicente. A maioria dos menores estava a circular na Praça Nova sem a companhia de uma pessoa adulta nessa noite do último final de semana de férias, antes do início de mais um ano lectivo. Os rapazes e raparigas, com uma média de idade de 16 anos, foram entregues aos pais e encarregados de educação horas mais tarde, mediante uma advertência da PN.

A operação começou pouco depois das zero horas quando um contingente da Polícia Nacional, constituído por 45 agentes e oito viaturas, cercou a Praça Nova, encurralando os menores. Estes foram colocados em fila com rostos voltados para a parede, revistados, depois recolhidos em duas viaturas hiaces e levados para a Esquadra da PN no Mindelo.

Um encarregado de educação, que testemunhou e foi dos primeiros a chegar ao Comando, contou ao Mindelinsite que a operação foi estranha e, de certa forma, brutal. “Fui dos primeiros encarregados de educação a chegar à Esquadra porque estava na Praça nesse instante. Quando cheguei ainda os menores estavam dentro das hiaces. Consegui falar com o meu filho e com alguns dos seus amigos. Mas havia muita confusão. O que me foi informado é que, de acordo com a lei, menores não podem estar na rua desacompanhados de pessoas adultas depois da meia noite”, conta este pai, para quem esta operação policial foi enviar uma mensagem aos pais e à sociedade, razão porque, na sua opinião, a PN escolheu a Praça Nova. Porém, para ele, este sítio de convivência social localizado no centro da cidade, é um lugar tranquilo e devia ser vigiado pela Polícia Nacional.

Este critica, no entanto, critica a forma como a operação foi executada. É que, diz, essa intervenção policial não foi antecedida de nenhuma acção pedagógica ou de sensibilização. Por outro lado, acrescenta, os menores foram submetidos a buscas corporais por agentes da PN. “Foi a primeira operação do género realizada este verão pela PN. Penso que, antes, a PN devia ter feito uma acção pedagógica. Também deviam preparar melhor e, por exemplo, colocar mulheres para vistoriar as meninas. Por causa da falta de coordenação, tivemos de aguardar mais de hora e meia para libertarem os nossos filhos. Foi um ambiente caótico.”

Este lembra que, por serem menores que estavam apenas sentados a convier na Praça Nova devia haver alguma cautela. “Estamos a falar de menores que estavam a conversar e a divertir-se quando foram surpreendidos pela polícia. Ficaram assustados. A PN deveria agir rapidamente para os liberar, enquanto os pais e encarregados de educação fossem chegando. Mas não foi isso que aconteceu. Estivemos cerca de 1h30 na Esquadra à espera”.

O chefe da Esquadra de Fonte Inês confirma a ocorrência desta operação, que culminou com a escolta de menores desacompanhados de pessoas adultas ao Comando Regional da Polícia Nacional. Segundo Marindo Neves, o propósito foi, essencialmente, chamar a atenção dos pais e encarregados de educação para a lei que interdita menores de estarem na rua desacompanhados depois das zero horas.

“Abarcamos a Praça Nova, a praia da Lajinha e as localidades da Bela Vista e Campim. Estiveram no terreno 45 elementos e oito viaturas. A operação decorreu das zero horas às 2h30, em duas modalidades: detenção de menores desacompanhados, com idade compreendida entre os 15 e 16 anos, e fiscalização de trânsito, buscas no interior de viaturas e revistas de ocupantes”, informa.

Foram abordados e registados um total de 671 indivíduos na via pública e locais abertos e fiscalizados vários bares. De acordo com Neves, a PN recolheu alguns tacos de drogas e duas facas e encerrou e suspendeu uma festa não autorizada que decorria no Clube Castilho. A nível do trânsito rodoviário, 33 veículos foram fiscalizados e submetidos a busca.

“Abordamos e revistamos 56 pessoas, ocupantes das viaturas. Realizamos 22 testes de alcoolemia e procedemos à detenção de dois indivíduos, que vão ser apresentados hoje ao Ministério Público, um por efeito de álcool e outro por desobediência, isto é, recusa de realização do referido teste de alcoolemia.”

Ainda no decorrer da operação, a PN apreendeu três cartas de condução, duas por estarem em mau estado de conservação e uma na sequência da detenção sob efeito de álcool. Foram também apreendidas seis viaturas por falta de seguro e documentação, segundo o chefe de esquadra de Fonte Inês.

Constânça de Pina

62 COMENTÁRIOS

  1. Embora Concorde em parte com a policia, como maior e Pai de menor com 16 Anos gostaria de conhecer a lei até para mostrar à minha filha e fazer a sensibilização que a Policia não fez.
    Alguem pode me dizer qual é a lei???

    • Então é preciso a Policia ou alguem mostrob Lei pa bo pode impedi bo filha FILHA de sai de casa depois de Meia Noite ?! Dia qui menininha tchga na casa grávida … ai bo ta começa ta spia Lei … !

    • Quel Lei – Número 69 Barra Bo meste e pa prende ser Pai do ano de Diasa na Mundo. ALguem ca meste ser apresentod nenhum pa faz o que e normal faze> proibi fihols menores de sai de casa depos de meia noite.

    • Untom quer dizer que agora no cá pode convive má nos emige na praça último dia de aula só porque polícia tá otxa que no deve estode na casa. No tinha aotorização de pais que era pá estode lá. Cáda polícia ba educa ses fitxe pelo amor de Deus. Ainda bh tem coragem de dze bh catem palavra pá descreve isse 😩 quem fca sem palas vra é mi pá oia que ainda tem gente é que tá comcorda.

      • Em primeiramente ninguém disse que vocês agora não podem divertir ou conviver com os vossos amigos no último de férias!
        Eles acham que vocês deviam estar em casa porque já não era uma boa hora ou uma boa altura para estarem nas ruas, mesmo sendo numa praça que neste caso é um espaço social muito procurado por jovens e adolescente hoje em dia mas 90% da razão é dos PN!!
        Não reclamem dos seus erros!
        Se os vossos pais vos deixaram sair talvez eles deram um horário positivo de regresso ou se não são mais irresponsáveis que vocês!!! Cada polícia educa o seu filho sim, mas por favor não mente os filhos dos outros num caso onde você/ ês sabem que o erro é de vocês filhos e dos vossos pais! E muita das vezes os pais não tem culpa nós filhos é que desobedecemos dos nossos pais! Eu também tenho 16 anos não vou dizer que nunca sai e chegeui em casa depois das 00:00, mas passado um tempo eu refleti que aquilo que eu fazia não era bom pra mim, e nem para os meus pais; foram bons momentos sim mas às vezes temos que usar a cabeça e por um STOP em nós mesmos!

  2. Casta de pai n é esse? pois ve-se que educaçao la em casa nao deve haver, so quem nao tem responsabilidade pode estar contra uma medida dessa da PN. Nao educam os vossos filhos e acham normal que depois de meia noite estejam por ai a vadear, uns consomem padjinha, outros sexo tanto femeas como machos. A PN fez muito bem aplausos

  3. Kel lá é abuso de autoridade sem precedentes. Bsot devia ser penalizado pa humilhação pública, coisa ki tem sido feito a quase tudu imigrante cabo-verdiano pobre e desprotegido na kualker parte de mundo. Gora bsot cre fazel na próprio território nacional? Qual é ke bsot prublema? Transformá nos terra em nu Kê?
    Enquanto quesh Biblotecas Municipais, qualidade de vida pa infância e juventude, ka está na bsot plano né?
    Ou ja bsot esqcê!!!

    • Alcides, tens filhos? Caso sim: gostarias de estar na qualidade de um pai a ser avisado, estando em casa a descansar, de queno teu filho ou filha menor, foi preso ou presa por estar a vagear pelas ruas, a consumir alcool ou droga a mesmo fazen parte dum gang??? Achas que a polícia fez mal??? Apoio sim a atitude da polícia, que deveria acontecer com mais frequencia e, devia ter sido feito desde a muito tempo. Se não tens filho, um um dia entenderas!!!! Parabéns a Polícia!!!!

    • “….Enquanto quesh Biblotecas Municipais, qualidade de vida pa infância e juventude, ka está na bsot plano né?
      Ou ja bsot esqcê!!!…”
      Só pode ser goz…dpos d meia noite um menor na rua sei lá fazendo o que…t ba encontra tudo isso em funcionalidade? Kem dse isso ka é pai nem mãe, sinceramente mesmo

      • O mutivo de um menor estar a vadiar. primeira coisa nao é uma forma bonita de fala.
        Segundo o facto de estarem na rua apartir das 00:00 nao quer disser que estao fumando ou bebendo..
        E outra coisa que nao se lembravam estes menores estavam de feria e tem o direito de divertir tanto Como tem os deveres.
        E nao achei nada bonito está açao porque depois de serem obrigados a colocar às maos na parede e serem revistados meninas e Rapazes os pais tiveram que esperar muito tempo para levarem seus filhos para casa

  4. Nunca vi qualquer acçao policial em qualquer dia da semana, nos últimos 20 anos, no sentido de, sem violência, persuadir os jovens na Praça Nova a regressar a casa depois da meia-noite. Por outro lado sou pai dum jovem de 17 anos e muitas vezes o autorizo a chegar a casa por volta da meia-noite o que pode significar mais cedo ou mais tarde algum tempo pois desconheço qualquer disposição legal no sentido de no instante 00h:00m não poder haver circulação de jovens adolescentes. Se não houve perturbação da ordem pública, parece-me que houve, pelo menos, excesso de zelo das forças policiais. Seria bom que este assunto fosse amplamente discutido.

  5. Transformar a nossa terra numa bagunça, sem lei. Oh Sr. Alcides Lopes, você é que precisa de educação. Só falou disparates e leviandades. Donde surgiste? Marte ou Júpiter!!!!

  6. As pessoas neste post condenando a acção da policia nacional são todas mal formadas, porque um menor de idade a partir dos 0:00 horas deveriam estar em casa, deveriam parabenizar no invez de criticar; quem sabe se a policia salvou os vossos filhos(as) de um assalto sexual ou uma morte pre-maturo, parabens a policia grande trabalho, que continam.

  7. Parabéns Policia Nacional, que sejam feitas mais desta ou não teremos bons cidadãos no futuro.
    Ninguém conhece a lei porque ja ninguém lê, nem vê telejornal , nem tempo para ler nada.

  8. Mas não contam que eram 2h30 e era pedras e garrafas a voarem na Praça Nova e imediações. E o 132 sempre ocupado!!! Jovens no máximo até os 18 anos a agredirem-se e a PN levou quase 1h para lá chegar e não apanharam ninguém. Os miúdos até troçaram com isso.
    Já agora, gostaria de saber quantas motos foram mandados parar nessas operações “STOP” de fiscalização e quantos multados por excesso de velocidade, ou motos apreendidas, porque passaram a noite toda nessa brincadeira que é quase diária. Um dia, alguém que não de direito toma providencias e depois vai-se chorar.

  9. O combate ao crime não deve ser generalizado e confundido com a liberdade individual das crianças e dos adolescentes. Essa história de botar a policia na rua para “mostrar trabalho” confunde a opinião pública. deveriam era fazer seu trabalho e não usar de violência generalizada contra os jovens. “Nôs eh mas eh intchóde”. Não admitimos este tipo de comportamento repressivo por parte de nenhuma instituição do nosso governo. Os fracassos, as omissões, a desorganização, a ganância, o narcisismo cometidos sobejamente por todos os governos, a negligência extrema com relação à juventude cabo-verdiana não se dilui com alguns argumentos.
    A polícia agiu de modo a trazer insegurança para aqueles indivíduos. Tapar sol com a peneira. Mesma coisa prender taquinho de Pof… Chega a ser trágico se não fosse cômico. Menores fora de casa em horas impróprias é sinal claro que as políticas públicas estão falhando. Como não queremos nos punir pela nossa hipocrisia, fazemos como faziam os colonialistas. Aliás, este é outro problema nosso de mentalidade…

    • Hoje em dia pais não têm tempo para aturar os filhos, porque preferem os seus próprios lazeres. Por exemplo, eu conheço um caso de uma mãe que compra um tablet ao filho de 7 anos, para que ela, a mãe esteja em paz, sem chatisses do filhote. E isso não é o único caso. Hoje em dia a primeira preocupação dos pais, é o filho ou filha fazer 18 anos de idade, para lhe porem um automóvel nas mãos, só para ostentarem que são ricos, muitas vezes dando origem ao principio do fim da carreira dos próprios filhos. Essa lei que que ja saiu e que vem bem atrasada, existe nos paises super desenvolvidos e com “fachada” de democraticos. Por mim muitos pais em Cabo Verde é que deviam estar presos, uns por falta de zelo e abandono e outros por excesso de mimos e ostentação. Ha pessoas que gostam mesmo de ser S.P.C.(só para contrariar) e não contribuem com nada de jeito para a sociedade. Viva essa lei e que não seja para cair no esquecimento, como tem sido sempre em cabo Verde, ferva de lata. Fazem uma operação hohe e amanhã, depois tudo fica como antes.

  10. Os pais o incarregados de educaçao devia estar feliz ke até kem fim ha ten um ley assim isto é educar e nao é obrigaçao das outiridades a fazer isto , é a responsabilidade dos pais mas infelisment eles nao token carta no assunto para educar is proprios filhos, é Sendel assim educaçao vai tanner prus pais é eles devia pagan uma multa para tirade is filhos estao de parabens as outoridades 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  11. aqueles que estao contra lei talvez forom dilincuentes en algum momento das suas vidas. meu filho tem 14 anos e nao vai sair andar nas ruas sem controle da minha parte.,

    • Adorei a operação foi tarde mas preferimos tarde do que nunca. É para OS outros concelho seguro tambem com a mesma operação e isso pode adiar ou até evitar muitos problema.
      Quem está contra são OS pais inrresponsaveis.
      Vou tirar o meu chapeu para o comandante e toda sua equipe envolvida.

  12. Depois de ler.alguns destes comentarios, acho que me fico por:
    Parabenizar a Policia por um lado pela iniciativa, deixando apenas uma observacao, um pouco de tacto na maneira de abordar os jovens, de forma menos agresiva seria bom.
    Por outro lado, deixar um/a filho/a de 16, 17 anos ir a praca nova com os amigos, ate a 00:00 ou mesmo mais tarde, penso que nao havera mal ou falta de educacao, o respeito , reponsabilidade e educacao nao sao feitos fechando os adolescentes meninas ou rapazes em casa, mas sim educando em casa para a maneira de se estar na sociedade.
    Outra coisa , nao sabia da existencia dessa lei, e tambem nao vejo a necessidade de levar os menores para a esquadra….alguns deles estaria de certo acompanhados por irmaos mais velhos ou mesmo os pais iriam busca los a praca mais tarde. Pedir identificacao, fazer buscas, sim…e caso seja quebrada alguma lei ou algum comportamento perigoso ai sim, encaminhar a esquadra….
    Sempre na praca nova houve encontro de jovens desde a minha juventude, juntar mi nos , falarmos, etc….sempre houve buscas, rusgas, policia, militares ate, eu me lembro …mas se nada tivessemos feito ficava por ai…ninguem ia para a esquadra sem razao…
    Excesso de zelo da policia sim, talvez para nos levar a nos pais a ter esteestemais debate mais intenso, mais consciencia na educacao dada aos nossos filhos…a ver vamos se fez efeito.

  13. Calma aí, os jovens estavam nas ruas da cidade e os pais em casa não sabiam?! Talvez que os pais e os filhos, confiando e respeitando-se, com irmãs acompanhadas dos seus irmãos, estivessem numa saudável e alegre, inofensiva camaradagem.
    A rua por si não tem nada de mal, se acompanhados por amigos, todos em saudável alegria.
    Leis assim, mal interpretadas e mal executadas, cheiram a abuso e “FASCISMO”

  14. Muitos pais abdicaram da sua responsabilidade de educar e formar os filhos. Não é de estranhar num País onde mais de 50% das famílias são monoparentais, melhor dizendo a mulher é a única a cumprir esta nobre tarefa.
    Os homens estão apenas preocupados em depositar a sua esperma, a sua missão máxima, totalmente alheios, assobiando para o lado perante as consequências do seu comportamento nocivo.
    Muitos cabo-verdianos perante esta impotência de educar os filhos, escondem-se atrás
    do termo “evolução”, aliás uma evolução negativa, para justificarem o seu falhanço.
    E a situação não vai melhorar. Vendo por todos os lados, jovens ainda adolescentes grávidas ou com crianças ao colo, crianças que serão educadas pelas avós ou bisavós, estamos portanto perante uma catástrofe social com todas as suas negativas repercussões.
    Onde os pais falharam, infelizmente não resta senão uma outra alternativa que seja a punição e a repressão da parte das autoridades para proteger a sociedade contra comportamentos desviantes. Simplesmente trágico que as principais vítimas são os filhos e que pagam a factura da irresponsabilidade e impotência de educar dos pais.

    • Fico aliviada em saber que ainda existe pessoas sensatas nessa terra, pq realmente estamos perdido, desviados.
      Vendo outros comentários, é de se preocupar com o futuro da nossa sociedade, em que os encarregados de educação não assumem as suas responsabilidades, deixando as totalmente para as escolas e as autoridades.

  15. Em vez de educa fidje, fca ta reclama atuacao de policia… Criancas na rua depois de meia noite, sel desaparce, es dal caçubody ou acontece algo mais grave responsaveis pa es criancas ta bem reclama unde lei, unde autoridades tava???

  16. Mui bem feito. Cada coisa tem o seu tempo. Acham que crianças depois da meia noite na rua sem acompanhamento faz parte de divertimento e gozo de férias? A atuação da policia não seria necessário se cada pai/mãe tivesse assumido a sua responsabilidade. Acham que a policia tem que estar na rua acompanhando toda a movimentação de menores abondonados pelos responsavéis? Agora o que devem fazer é levar as crianças em casa e prender os pais.

  17. Bom julgar sem conhecer o facto real não,mas na madrugada de sabado quando eu os meu filhos e a vinha família vinhamos para casa sob a trajetória posto policial de madeirazinho alto brava,podemos perceber de quaquer reação estranha onde se envolviam muitas viaturas do policia,mas longe de ser isso,para mim acho porque foi uma boa iniciativa tendo em conta que está é a minha opinião,porque vejo muitos jovens a altas horas da noite andando pelas ruas,muitos ainda me parecem não ter completado os 15 anos,a fumar a consumir álcool e outras coisas,da minha parte eu acho porque nós que somos pais e responsáveis pelos nossos filhos não devemos estar a facilitar a vida para eles dessa forma deixando-os aberto para fazerem o que bem entender,ok eles são crianças e pré adolescentes tem que divertir e aproveitar dos seus momentos de lazer,mas não quer dizer que abriremos as mãos para lhes deixarem fazer tudo o que querem. Eu sou mãe tenho 2 filhos,a minha menina ja completou 12 anos de idade eu a deixo sair e mais é com os seus primos,vão de vez enquanto passear na praça mas tem horas para estarem em casa,se forem as 19:00 horas quando for 22:00 já é para estarem em casa sem ultrapassar nenhun minuto mais,porque se não cumprirem com as horas estabelecidas da outra vez não tem. Pois carros pais isto é trabalho do policia sim mas antes é o nosso dever e o nosso trabalho,vamos fazer com que isso acontece e para que a nossa sociedade seja mais responsáveis perante as nossas crianças. Cada um é tem o livre arbítrio para falar o certo e o errado sem desrespeitar o próximo.

  18. Estava no Prassa 3 Hotel, eram pouco mais da meia-noite. Saí para ir para casa e vi todo o aparato policial chegando, rodeando uma série de jovens de costas voltadas para a parede a serem revistados. Parecia uma nega operação de reposição da Ordem Publica. Disse para a minha esposa, já não era sem tempo da Policia Nacional agir para acalmar as coisas aqui na Praça Nova que se diz o coração de Mindelo. Nunca, mas mesmo nunca poderia um só segundo imaginar que aquilo era uma operação policial preventiva, “…para chamar a atenção dos pais e encarregados de educação para a lei que interdita menores de estarem na rua desacompanhados depois das zero horas.” Pelo menos do exterior, deixou a impressão de ter sido uma operação “musculada” e com muito aparato, totalmente desnecessária se tratando de jovens estudantes do Ensino Secundário em despedida das férias de verão em vésperas do inicio do ano lectivo. Muitas iniciativas bem mais pedagógicas poderiam e deveriam ter sido tomadas pela PN e não só se realmente o que se queria era informar e educar… Somos uma terra de Paz e Morabeza, os nossos jovens estudantes (mormente de 15-16 anos) não precisam ser confrontados com o stress que causa esse tipo de constrangedora situação de busca, apreensão, condução à Esquadra, etc, etc. Operação a meu humilde ver muito pouco pedagógica, que em nada concorre para a imagem amiga do cidadão que todos queremos para a PN, dos jovens e especialmente dos jovens educandos. Para nós que reclamamos de uma vigilância permanente nesse espaço urbano de alta convivência social e espaço de circulação da maioria dos visitantes e turistas que chegam a Mindelo, gostaríamos de ver esse empenho certamente mas para combater a prostituição (muitas vezes infantil) com todos os males que esta acarreta e que grassa alegremente e abertamente pela Praça Nova, gostaríamos de ver esse empenho na venda gritante e descarada de toda a espécie de drogas pesadas que grassa pelas artérias que circundam a Praça Nova (até locais fixos de consumo estão perfeitamente identificados mas ninguém diz nada), por forma a combater aí sim toda a delinquência e bastas vezes violência urbana e toda a marginalização social que acompanha estes fenómenos…!!! Queremos sim uma Policia Nacional atenta preventivamente e actuante repressivamente, quando e todas as vezes que a situação assim o carece. Não foi esse o caso mas digo-o com toda a naturalidade, o meu filho mais novo (de 15 anos e a entrar para o 11º Ano do liceu) poderia perfeitamente se ter encontrado no meio desses jovens, visto que a hora de chegada dele é sempre por volta da meia-noite, podendo sempre acontecer que ele chegue um pouco mais tarde. E daí, há crime?

    • Senhor Alexandre. Creio que não entendeu nada. Se fosse crime os meninos e meninas que forma conduzidas a esquadra por estarem na Praça de madrugada não seriam entregues aos pais pouco mais de meia hora deopis. Se fosse crime esses meninos e meninas iriam pernoitar na esquadra até que fossem ouvidos por um Juiz de Direito que este sim iria decretar o desfecho (prisão preventiva, TIR … etc … etc. tal como as várias medidas cabíveis). Nenhum policia lhe diz que é crime o seu filho de 15 anos andar a vadiar até 2 horas de madruga. Mas é negligente isso de certeza é . É o reflexo de uma sociedade vazia. É até o resultado de um sociedade que não consegue ofereer nada a jovens adolescentes senão estarem até a altas horas de madrugada na rua. Uma Cidade como Mindelo onde não há absolutamente nada para fazer a não ser um jovem andar na rua até altas horas de madrugada deveria ser motivo de preocupação. Policia nacional tinha para aquela noite Operação STOP, revista de viaturas … e outras várias missões. Ora deparando com uma quantidade assinável de adolescentes o que deverá fazer a Policia Nacional ? No seu etender deveria agir pedagogicamente que seria ? Uvi mocin, uvi menininha por favor ba pa casa. Oia un ta pedid de favor ba deta. Mas estamos no Reino de faz de COnta o que ? Policia é Policia Xaze. Policia não anda a brincar. Encontra criança e tira-os do espaço público conduzindo-os a esquadra. Boa medida. Quanto as denuncias que faz aqui publicamente que há locais bem identificados de venda e consumo de drogas pesadas nas ruas perto de Praça … é caso para perguntar … se voce sabe isso como é que Policia não sabe ?

    • O Alexandre Xazé sabe qual é a idade da maioridade em Cabo Verde?
      O Xazé conhece o estatuto legal da menoridade em Cabo Verde?
      O Xazé sabe quais as obrigações e deveres dos pais em relação aos filhos menores?
      No aguardo!
      🤔
      E parabéns Polícia Nacional!
      É para continuar e a nível nacional!

  19. Huuuuuuu. Policia Nacional ba prende fidje da Èlite de S.Vicente e levas pa esquadra ? Isso explica a enxurrada de comentarios aqui neste noticia. Um aviso a policia : Não metem com os filhos da Elite de S.Vicente. Não metem com os detentores de todos os privilégios. Senão …. Filhos da Elite de S.Vicente, filhos de detentores de todos os privilegios estão acima da Lei. A Lei é aplicar em Chã de Faneco, Campin, Horta Seca … Muito atrevimento da Policia ir levar para esquadra os filhinhos da Elite de S.Vicente. Que isso não volta a repetir ouviu senhor comandante.

  20. se Policia Nacional começar a fazer operações deste tipo o negócio de pofe e outras drogas vai ter uma quebra bem grande. Outra sugestão de uma operação é as 7:30 ou as 14:00 aparecer de surpresa na porta dos Liceus. Toda a gente com mão na parede e revista geral. Ao Xaze : claro que seu filho é um Anjinho. Assim como todos os que adolescente com menos de 16 anos que ficam na Praça até 2 da madruga … anjinhos. Nos terra e Paz e Morabeza … Policia Nacional amiga do Cidadão e o escambau. Se a noticia tivesse sido “Policia Nacional prende adolescente em Bela Vista ou Covada de Bruxa …” tava tud certo. Agora ter o descaramento de ir até Prassa (3) … ?!

  21. Muito bem, otimo, ja era sem tempo. Es menor de hj em dia ja te bom de prende onde k ses lugar, jas te bom de po ne ses lugar. Mesmo kes mnin ta de feria ma ene motivo pes stod na rua de kel hora la, dpos te contse um cosa es te manda boca de autoridades.

  22. As detenções foram totalmente ilegais violando assim seus direitos humanos.
    O abuso do poder predomina em Cabo Verde onde a justiça está corrompida.

    Entendo que o MpD com a ultima manifestação contra o Governo de Ulisses correia e maior manifestação jamais celebrada nessas ilhas resolveu usar violencia contra jovens do Norte do país usando repressão. Aproveito de avisar que vai haver mais casos como.

    No meu tempo – nos ’60 – tambem fui estudante dos liceus e sei que os policias abusam de jovens porque só colacam analfabetos recem saidos da tropa.

    A republica da Praia de parar de tentar fazer os jovens calar porque nunca vair conseguir!

    Os jovens gostam de celebrar a sua liberdade e as nossas trandições das ilhas do norte nunca vai mudar pela versão badia.

    A nossa Praça Nova é um espaço de lazer e vai continuar assim até o final dos nossos dias de geração-em-geração.

  23. Já passaram dois dias sobre o incidente relatado. Era expectável que o Mindel Insite informasse os leitores sobre qual a disposição legal que, segundo a notícia, deu cobertura á intervenção policial claramente excessiva, que se verificou. Um Jornal tem obrigação de informar e contribuir para o esclarecimento de quem o lê. Esperamos por isso que essa informação chegue ao público rapidamente.

  24. Aqui tem ! Aqui tem coisa. Porquê todo esse banze á volta de adolescentes que foram proibindos de circular na Praça de madrugada. Aqui tem coisa. Por outro lado de todos esses comentários podemos ir tirando uma coisinha aqui e outra ali e contruindo o puzzle. Se por um lado muitos que comentam dizem que Praça é trankil etc e tal … há outros que afirma que ai é um mercado de droga. Se por um lado muitos vêm aquilo tudo incoente de dar uma voltas por outro lado há quem afirmou que há ai prostituição infantil. Ou seja há um pai por exemplo que ao mesmo tempo afirma que nas imediações de Praça é mercado de drogas afirma que o seu pai que também circula de madrugada nesta área pode fazê-lo sem problemas.
    Não me parece também ser descabido analisar uma certa estupefação de certas pessoas. Assim sob capa de defenderem a liberdade dos filhos menores de circularem a altas horas de madrugada pode ser que estejam a defender realmente é outra coisa. Há tanta preocupações que até há “pais preocupados” ou advogados do diabo a exigir que Mindeinsite deveria de ir atrás da Policial . Se de facto é “Um Jornal tem obrigação de informar e contribuir para o esclarecimento de quem o lê” o que deveriam fazer era investigar o qeu realmente acontece na Praça que uma acção da Policia para mandar para casa adolescentes de madrugada está a preocupar tanta gente. Aqui tem coisa.

  25. Bom pessoal, cada um é livre para dar sua opinião… mas penso que se tivéssemos a educar os nossos filhos como fomos educados, isto não acontecia, pq se seu filho é menor isso quer dizer que ainda está sobre sua responsabilidade ou seja tem direitos e deveres bem disciplinadas. Tem direito de ir passear/conviver com amigos/colegas, mas tem o dever de volta para casa a hora combinada com os pais e não em função da vontade. Então em pleno domingo véspera de inicio de ano letivo como é que seu filho menor pode estar depois das 00:00 na praça nova e os responsáveis por ele está deitado ou em casa? Minha boa gente existe um proverbio que os mais antigos diziam sempre: “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Educa o seu filho em casa, para não ser humilhado na rua” ou seja converse com seu filho com respeito, carinho, amizade de modo que nenhuma Lei pode penaliza-lo”

  26. Bom trabalho da PN…
    Isso deveria ser feito em Cabo Verde, no todo.
    Não só no que toca a medida em relação à menores mas também às outras intervenções (recolha de tacos de drogas e armas brancas, trânsito rodoviário, fiscalização de viaturas e submissão de busca, apreenção de carta de condução etc.
    É para continuar!
    Parabéns PN

  27. Os pais que estao contra esta acao da policia, devem ser presos porque prejudicam a sociedade com a má educacao que dao aos filhos.
    Um dia, depois de eles morrerem, os filhos ja serao homens e serao ainda piores do que eles e piores para a sociedade.

  28. PRASSA 3 HOTEL um lugar ideal e tranquilo para os nossos “pseudo-estudantes” reunirem-se à entrada do mesmo Hotel até de madrugada pois podem contar com a Morabeza do proprietário que os acolhera de braços aberto e que não permitirá que essas vítimas tenham de ser incomodadas pela Polícia Nacional.
    A propósito vou aconselhar ao meu filho, também estudante nas horas vagas, com 15 anos de idade e que nunca chega em casa antes das 00.00 horas, por uma questão de sua segurança e tranquilidade que façam os seus encontros aí à frente do PRASSA 3 HOTEL, propriedade privada e acolhedora, portanto interdita para actuações da Polícia.
    Aqui fica a sugestão.

  29. Essa operação é de se louvar, porque nesta era é que estamos a viver, existem muitos país que preocupam com a paródia em vez de estarem a cuidar dos seus filhos, para da-los uma educação caseira condigno que ira ajuda-los a distinguir o bem e o mal.

  30. Cuidar dos filhos nessa idade de transito técnica e fisiologicamente e’ difícil ,mais PODE ser controlável ,digo pq o encarregado antes de dormir pode pensar q o filho tmb dorme e logo pula janela . Por isso melhor colocar mais psicólogos nas escolas . Da referida Lei em território nacional não conheço ,mais para viagens noutros países existe sim.

  31. O povo ignorante repete sempre o que lhe vem dito Como gato no sarrao.
    E tem a coragem de invocar a lei para justificar a prepotenza da policia que detem jovens festejando o FIM do verso e o inicio do ano scolastico na praca Nova que foi sempre ponto de encontro e de convivio Das jovens geracoes!
    Qual lei è essa e porque foi aprovada?
    Sera porque Cabo verde esta em poder duma juventude criminosa e é preciso meter em funcao o recolher obrigatorio para essa categoria que mete em perigo o estado da Uniao, Uma lei marcial é necessaria?
    Nao existe em nenhum Pais europeu e nenhum parlamento sonharia em aprovar tal lei 😂😂😂😂😂
    Ou sera que a Dirigencia caboverdeana esta Seguindo o modelo racista e discriminatorio di Trump?
    Um mau exemplo de politico e de homem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here