Dia da Cultura: Embaixada de Cabo Verde promove serenata em Roma

A embaixada de Cabo Verde em Itália promove na tarde de hoje, 18 de Outubro, uma serenata na Piazza del Popolo em Roma, para celebrar o Dia da Cultura e das Comunidades. Esta actividade suporta ainda o projecto Morna, candidata ao Património Imaterial da Humanidade.

A serenata, explica a embaixada em nota, conta com a participação de artistas residentes em Roma e arredores e vai acontecer numa das praças símbolo das manifestações de caracter cultural na capital italiana e conta com patrocínio da Câmara Municipal de Roma.

“A iniciativa responde a um convite da Direcção Nacional das Artes e Industrias Criativas que quer uma serenata idêntica no mesmo dia e na mesma hora nos vários concelhos e e nos países onde estão sediadas representações diplomáticas de Cabo Verde”, lê-se na nota.

O evento se realiza no formato flash mob e conta com a presença do embaixador em Itália, Jorge José de Figueiredo, assim como da comunidade cabo-verdiana residente na capital e arredores e ainda amigos italianos. Espera-se também a presença de pessoas de várias outras nacionalidades, tendo em conta que a Piazza del Popolo é uma das mais turísticas de Roma.

De referir que este é o ano de todas as esperanças de que a Morna será elevada à categoria de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNICEF, daí a realização de actividades neste dia um pouco por todo mundo onde há cabo-verdianos. O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas mostra-se confiante e garante que cumpriu todos os requisitos.

Também este foi um ano em que, de acordo com o MCIC, se apostou na reabilitação dos patrimónios histórico/cultural edificados em Cabo Verde e em que se trabalhou, junto da comunidade artística, através de financiamento de projectos culturais, internacionalização de criadores e artistas, incentivo à cultura e à política cultural.

Constânça de Pina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here